Conheça a Zircônia

O que é Zircônia ?

Zircônia Cúbica (ou CZ) dióxido de zircónio (ZrO2) é uma gema produzida em laboratório como imitação do diamante, ou seja, é uma gema produzida em laboratório, uma pedra sintética.

Baddeleyita+Zirconia
Pedra Natural de Baddeleyita com Zirconia

Em sua forma natural o óxido de zircônio (que é a denominação química da zircônia) .ocorre na natureza na forma de um mineral raro, chamado baddeleyíta, que cristaliza no sistema monoclínico. Já a zircônia artificial, tem a mesma composição química, mas cristaliza no sistema cúbico, sendo, por isso, chamada de zircônia cúbica.

Tanto a baddeleyíta quanto a zircônia cúbica são usadas como gema, sendo a zircônia cúbica muito mais conhecida por ser a mais perfeita imitação de diamante já obtida. Ela serve, além disso, para, variando a cor, imitar outras gemas, como a ametista.

Portanto, há dois tipos de zircônia: a natural, monoclínica, chamada de baddeleyíta; e a artificial, cúbica, chamada de zircônia cúbica.

É, sem dúvidas, a imitação mais realista e popular de um diamante!

Diferença entre Zircônia e Diamantes

A Zircônia é a pedra sintética que, na aparência, mais se aproxima do Diamante. Entre as suas qualidades se dá a transparência e o seu baixo custo. Além disso, ela também pode ser produzida em diversas cores.

Diferença entre Zircônia e Strass

Ah, o strass a gente deixa pra uma próxima história.